quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Broa de fubá


Essas broas são especialmente úmidas por dentro e crocantes por fora. Convoque a família pra ajudar e mão na massa:

Ingredientes:
- 1 xícara de fubá mimoso
- 3/4 de xícara de polvilho doce
- 1 xícara e 3/4 de água
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 de xícara de óleo
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de semente de erva-doce
- 2 ovos
- 1 colher de chá de fermento

Modo de preparo:

- Unte uma assadeira com manteiga e reserve.

- Unte uma xícara com manteiga e polvilhe fubá dentro dela.

- Misture o polvilho com o fubá em uma tigela e reserve.

- Junte em uma panela a água, o óleo, o açúcar, o sal e a erva-doce. Deixe ferver e misture tudo.

- Acrescente a mistura de fubá e polvilho e mexa vigorosamente até virar uma bola que solte do fundo da panela.

- Vire a massa na tigela da batedeira e espere 10 minutos para que ela esfrie um pouco, depois bata a massa acrescentando os ovos, um a um, e o fermento.

- Pegue porções de massa com o auxílio de duas colheres de sopa e coloque dentro da xícara, faça movimentos circulares para que a massa vá tomando forma de broa.

- Retire a broa da xícara. Disponha as broas na assadeira e leve ao forno médio até que estejam douradas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pavê de bombom







Ingredientes:

Para a base do pavê

- 10 bombons picados (usei Sonho de Valsa, mas obviamente você pode usar o que quiser)
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a lata do leite condensado como medida)
- 2 gemas de ovo
- 2 colheres de açúcar
- 2 colheres de maisena
Para a calda de chocolate

- 1 xícara de leite
- 1 colher de açúcar
- 1 colher de maisena
- 3 colheres de chocolate em pó

Para a cobertura de chantilly

- 2 claras de ovo
- 4 colheres de açúcar
- 1 lata de creme de leite sem soro (se quiser, use a mesma quantidade de creme de leite de caixinha)

Modo de fazer:

- Comece preparando o creme de base. Dissolva a maisena no leite. Leve essa mistura junto com o leite condensado, as gemas e o açúcar ao fogo baixo. Mexa sem parar até engrossar. Desligue o fogo.

- Espere o creme esfriar e transfira-o para o refratário. Coloque o bombom picado por cima, espalhando bem.

- Agora, prepare a calda de chocolate. Misture todos os ingredientes da calda em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa até engrossar e desligue o fogo.

- Espere a calda esfriar e despeje-a no refratário, sobre o bombom picado. Atenção: espalhe a calda aos poucos, se você tentar despejar tudo de uma vez um lado vai ficar com mais calda que o outro. Vá colocando aos poucos, às colheradas.

- Agora, prepare o chantilly. Bata as claras até ficarem em neve. Junte o açúcar e continue batendo até ficar como um suspiro. Acrescente o creme de leite e misture delicadamente, sem bater.

- Cubra o pavê com esse chantilly e leve o refratário para a geladeira. O ideal é prepará-lo várias horas antes de servir, para ficar bem firme. Se quiser, coloque-o por um tempinho no congelador, para ficar bem durinho.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Geladíssimo de manga



Ingredientes:
- 3 mangas
- 200 ml de creme de leite,
- 4 colheres de sopa de sorvete de creme (bem cheias)
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 3 colheres de açúcar

Modo de preparo:
- Corte a manga em pedaços e leve ao congelador por mais ou menos umas três horas. Após este tempo, bata em um liquidificador as mangas, o creme de leite, o sorvete de creme, o extrato de baunilha e o açúcar.

- Bata bem até formar um creme bem grossinho. Se você preferir mais docinho, pode colocar um pouco mais de açúcar.

- Leve ao congelador. Você pode servir no ponto de creme mesmo ou então deixar congelar para virar um quase sorvete.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pudim de goiabada


Hoje vamos exprementar o pudim de goiabada sugerido pelo site Yahoo.

Ingredientes:
- 500g de goiabada
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- ¼ de xícara de água
- Manteiga e açúcar cristal para polvilhar

Modo de fazer:
- Unte uma forma com buraco no meio com manteiga e polvilhe açúcar cristal.

- Pré-aqueça o forno a 200 graus.

- Bata no liquidificador metade da goiabada com o leite condensado, o creme de leite e os ovos até virar uma mistura homogênea e levemente rosada.

Transfira a massa para a forma e leve para assar em banho maria até que um palito de dentes saia seco ao ser espetado (aproximadamente 30 minutos).

- Espere esfriar completamente e leve para gelar por 1 hora.

- Pique o restante da goiabada e leve ao fogo com a água até dissolver e virar uma calda.

- Desenforme o pudim com cuidado e regue com a calda de goiabada.

domingo, 13 de novembro de 2011

Caipirinha de vinho



Caipirinha de vinho deliciosa,vale a pena exprementar.
Aprendemos fazer com a minha prima "Tati Ancina", essa é a bebida favorita dela em SC e agora é a nossa aqui também.

Ingredientes:
250ml Vinho tinto suave
1 Limão tati médio
2 colheres de açúcar
Gelo

Corte o limão um pouco acima do meio, a parte menor corte em 4 partes
Coloque na coqueteleira as 4 partes junto com açúcar
A outra parte do limão esprema e coloque só o caldo do limão, agora com o auxilio de um soquete soque o limão com o açúcar
Coloque o gelo na coqueteleira (umas 4 pedras) bata para que se quebrem um pouco, depois adicione o vinho e bata novamente.

Casquinhas de limão cravo cristalizadas






1 dúzia de limões cravo grandes
1/2 Kg de açúcar cristal
250 ml de água


-Lavar bem os limões. Esprema o suco e aproveite em outra preparação.
-Corte cada metade ao meio e retire cuidadosamente a parte branca e fatie em tirinhas.
-Cubra com água de forma que as cascas fiquem submersas. Dê umas apertadinhas para sair o azedo da casca e troque a água.
- Vá deixando de molho em água por algumas horas.
-Leve ao fogo as casquinhas com água o suficiente para cobrir até ferver. Jogue fora a água e repita a operação por mais duas ou três vezes, até que saia todo o amargo.
-Misture o açúcar com a água e leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Junte as casquinhas, deixe ferver, mexendo de vez em quando até a calda engrossar.
Está pronto.
Para a cristalização, use como medida uma xícara de açúcar para cada 2 xícaras de cascas.
- passe as casquinhas no açúcar cristal, espalhe numa assadeira, espere secar bem e guarde em potinhos ou saquinhos bem fechados.
Se não quiser passar no açúcar, espalhe numa assadeira depois da calda escorrida e espere secar por alguns dias.

Limão




Parecido com uma tangerina, por ter a casca levemente solta da polpa, e cor laranja-avermelhado e às vezes enferrujados.
Também conhecido pelo nome de Limão cravo; dependendo da região pode ter outros nomes como; limão- rosa, limão- capeta, limão- vinagre, limão-cavalo, limão-francês, limão-china etc.

Uma receitinha de Suco de limão cravo com gengibre e hortelã

Para duas pessoas com sede esse tipo de limão geralmente é suculento
-1 limão cravo cortado em 4 com a casca (lave bem o limão antes de parti-lo)
-500ml de água filtrada
-açúcar cristal ou mel à gosto
-hortelã (algumas folhinhas)
-1 pedaço pequeno de gengibre
-gelo
Modo de fazer:
Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida.
Não espere muito, pois o limão azeda!

Feijão ficou salgado!!!


DICA:
- Caso o feijão tenha ficado um pouco salgado, adicione algumas folhas de couve. Além de absorver o excesso de sal, elas dão um bom sabor ao feijão.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Receita Panquecão do Anonymus Gourmet



Para a massa:

meia xícara de leite

3/4 xícara de farinha de trigo

1/4 xícara de óleo

1 colher (café) de sal

2 ovos

1 colher (sopa) de fermento químico

Para o recheio:

1 cebola

2 tomates

3 colheres (sopa) de massa de tomate

200g de queijo picado


manjericão

1 colher (sopa) de farinha de trigo

3 salsichas

1 xícara de caldo de carne

Modo de preparo:


1- Comece fazendo a massa do panquecão. No liquidificador, bata o leite, os ovos, a farinha, o óleo, o sal e o fermento. Coloque a mistura em uma assadeira previamente untada com margarina. Leve ao forno preaquecido (200°) por 15 minutos.


2- Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela com um pouco de azeite, frite a cebola, acrescente o tomate, as salsichas picadas, a massa de tomate e o caldo de carne. Polvilhe a farinha de trigo por cima de tudo e misture. Ferva até formar um refogado consistente. Com o recheio pronto, acrescente o manjericão e metade do queijo.

3- Desenforme a massa e recheie com o refogado e enrole. Você pode separar um pouco do refogado, colocar um pouco de água quente e cobrir o panquecão com este molho e o restante do queijo. Coloque o panquecão em uma assadeira untada e leve ao forno por mais 15 minutos. Está pronto!

Dica do Anonymus: Coloque tomates cortados em rodelas, cobertos com uma pequena fatia de queijo mussarela na assadeira antes de levar o panquecão ao forno pela segunda vez. O queijo vai derreter e os tomates podem ser servidos como acompanhamento do panquecão. Fica ainda mais gostoso se, por cima do queijo, colocar uma folhinha de manjericão.

ps: eu só como a massa!! (Lu)

Leite condensado caseiro



Bata no liquidificador:

- 1 xícara de leite em pó
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de água quente

"Quando a mistura atingir o ponto de leite condensado, guarde na geladeira por 2 horas antes de utilizar. Rende a quantidade de 1 lata."

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nega Maluca


2 xícaras de açúcar
3 ovos
100gr de manteiga
1/2 xícara de água quente
2 xícaras de farinha
1 colher de royal

Assar por 35min.

Cobertura

1 lata de creme de leite (ou caixinha)
3 colher de chocolate
3 colher de sopa de açucar
Leve ao fogo até ferver.
Depois é só derramar a cobertura na nega maluca.
Nessa da foto eu usei granulado para enfeitar.

ps: vale também essa cobertura para colocar também naqueles bolos prontos de caixinha. Fica ótimo.

Docinhos



Para comemorar os 24 anos da loja Lilú Armarinho olha as fotos dos lindos docinhos que fiz. Brigadeiro,cajusinho e branquinho. Estava uma delícia!!!

Os TeMperAdoS desejando Boas Vindas a DOCINE DOCES


Cupcakes

Hoje ficamos felizes e vamos públicar aqui no Os TeMperAdoS o novo blog que está chegando e tudo está ficando mais doce.
DOCINE DOCES da nossa amiga Alejandrina Lago.
Não temos muitas fotos mas a Ale já está providenciando as fotinhos.
Para quem quiser conhecer ou fazer encomendas entra aqui:
http://docinedoces.wordpress.com/

Desejamos vida longa a DOCINE DOCES.
Lunara e Rafael

sábado, 20 de março de 2010

Omelete da Xuxa




Receita do Omelete da Xuxa feito no programa Estrelas da Angélica do dia 13 de março de 2010.
É muito gostoso não poderia deixar de escrever aqui essa receita super prática.

Ingredientes

- Recheio

peito de peru defumado
queijo muçarela
tomate
orégano


- Outros ingredientes

ovos
manteiga (suficiente para não grudar)
batata palha
ketchup

A quantidade de cada ingrediente não foi especificada, coloque de acordo com o número de pessoas que irão comer. De ovos a Xuxa colocou 3 ovos para duas pessoas.


Modo de Fazer

- Recheio

Numa tábua de cozinha corte em pedacinhos o queijo muçarela e o peito de peru defumado. Misture os dois.

Tire a semente do tomate e corte em pedaços pequenos também. Misture com o presunto e a muçarela e jogue orégano. Misture tudo.

Omelete

Quebre os ovos numa vasilha de vidro para bater (bata tudo, a gema e a clara). Bata até misturar bem.

Numa frigideira (funda) no fogo, coloque a manteiga espalhando bem pelo fundo da panela. Em seguida derrame o ovo na frigideira e coloque as fatias de muçarela em cima do ovo (fazendo como se fosse uma cama de queijo). Adicione o recheio em cima das fatias de muçarela. Espere um pouco até ter certeza que o ovo da parte de baixo cozinhou. Vai soltando um pouquinho dos cantos da frigideira com a espátula. Quando terminar de fritar esse lado, pegue um prato e coloque em cima da frigeira. Agora vire a frigideira ao contrário segurando o prato, para poder virar a omelete.

Depois é só voltar com a omelete para a frigideira, deixando ela escorregar do prato para a panela. Você irá fritar o outro lado. Aperte um pouco em cima com a espátula, devagar! Quando tiver certeza que fritou o outro lado, tire e coloque num prato. Em seguida coloque batata palha no meio da omlete, e jogue ketchup. Enrole a omelete com a mão.

Corte ao meio para servir. A muçarela vai ficar derretida no meio.

Bom Apetite, depois nos contem como ficou.

Lunara e Rafael

quinta-feira, 11 de março de 2010

10 de março


Ontem foi meu níver (Lunara). Sem revelação de quantas velinhas tinha no bolo. Passei o dia super discreta hehehe;
A mãe caprichou no almoço logo logo vamos publicar aqui a receitinha.
A noite fomos comer pizza estava ótimo.
Obrigada de coração a todos em especial ao meu amor, te amo Rafa.

Lunara A. Dias

quarta-feira, 10 de março de 2010

Salada de batata para acompanhar aquele churrasco de domingo


Esse domingo que passou fizemos um churrasquinho especial de peito e costela tem coisa melhor que isso?! Um arroz branco e uma salada de batata para acompanhamento perfeito.

Como fazer a salada:
Cozinha as batatas já descascadas e cortadas (fica mais rápido e gostosa).
Coloque as batatas cozidas numa travessa e acrescente tomate picado,pimentão,salsinha,cebolinha verde,um pouco de cebola picada bem miudinha se tiver pepino em conserva dá para colocar.
Coloque sal e azeite.

Agora o toque especial é a maionese. Vou ensinar uma caseira super gostasa e não precisa ter medo da (Salmonela) porque vamos fazer não com ovo cru mas cozidos.
Anota aí:
Cozinhar 2 ovos.
Depois de pronto coloque os ovos cozidos no liquidificador meia xícara de leite.
Coloque sal a gosto.
Bata e vai acrescentando o azeite para dar o ponto quando deu uma firmada pode parar de bater. Está pronto a maionese fica um creme delicioso para colocar na salada.
Daí só misturar junto com as batatas.
Salpiquei em cima da salada salsinha desidratada para efeitar.

Bom Apetite,
Lunara e Rafael

segunda-feira, 8 de março de 2010

Pastelão de Liquidificador


Nesse final de semana exprimentei fazer um pastelão de liquidificador uma receita copiada do site do Anonymus Gourmet - deu certo, fica bem gostoso.
Lunara :0)

Ingredientes:

2 xíc. de leite (o leite deve estar morno)
2 ovos
2 xíc. de farinha de trigo
1 xíc. de óleo
1 tablete de caldo de galinha (pode ser de carne, legumes)
1 colher de chá de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento biólogico seco
200g de queijo picado ou ralado grosso
1 caixinha de creme de leite

Modo de Preparo:

1) Comece pela massa. Bata no liquidificador o leite morno,as ovos, a farinha de trigo, o óleo o tablete de caldo e o açúcar.
2) Retire a massa do liquidificador coloque-a em vasilha e misture o fermento. Reserve.
3) Agora o recheio. Em outra vasilha, misturar o presunto, o queijo, e o creme de leite. Reserve.
4) Montar o pastelão. Unte um refratário médio ou forma e coloque metade da massa. Por cima arruma o recheio. Para finalizar espalhe o restante da massa, cobrindo tudo.
5) Leve ao forno preaquecido, forno médio, por 40 min. A massa vai ficar assada, deliciosa. O queijo derrete e o recheio fica super saboroso. Espere uns min. antes de servir. Pode se saboroso quente ou frio.

1°) Dica:

Uma dica legal do Anonymos Gourmet é sobre as batatas descascadas para que não fiquem escuras coloque-as em um recepiente com água e vinagre.

Bife banhado de palmito, requeijão e batata palha



Essa receita especial foi feita pelo Rafael.
Ficou muito gostasa, é bem simples e rápida de fazer tanto que ficou pronta e eu não tinha acabado de fazer o arroz para acompanhar.
Nossa degustadora especial foi a Liara - aprovou a receita.

Modo de fazer:
Coloque numa panela de ferro azeite e tempere o bife somente com sal. Faça um bife passado. Quando tiver pronto dentro da panela mesmo coloque em cima do bife o requeijão o palmito picadinho e cubra de batata palha.
Simples tá pronto e fica uma delícia.
Para acompanhar um arroz branco e se quiser uma saladinha de alface.

Bom Apetite!
Lunara e Rafael

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pizza da Tia


O gostoso disso tudo é encontrar pessoas que dividem seus conhecimentos culinários e essa receita vem da capital do Rio Grande do Sul Porto Alegre.

Ingredientes:

1 kg de farinha
4 ovos inteiros
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher rasa de sal
2 colheres de fermento
2 copo e meio de água ou leite

Modo de preparo:

Mistura tudo em um recipiente e depois sovar a massa até desgrudar.
Deixe descançar tapada com um guardanapo até crescer por uma hora mais ou menos.
Bueno!!! cresceu. Separe a massa em porções. Vai dar 10 porções para essa quantidade de ingredientes.
Espiche a massa e vai montando ao formato da forma.
Coloque ao forno e deixe ficar pré cozida. (Se quiser depois de pré cozida pode congelar por uns 3 dias)
Agora é só acrescentar o seu recheio favorito.

Dica de recheio:

Cortar as batatinhas em rodelinhas bem finas e levar ao microondas dentro de um saquinho por 1 min mais ou menos.
Retire e cubra c/ molho.
Queijo ou requeijão se quiserem pode usar.
Depois para cubrir coloque as batatinhas.
Levar ao forno até dourar as batatas.

Agradecimento especial:
Tia Quinha

Patrocínio: Sergio Silveira - Vinho de Dona Chica/RS
O estoque esgotou estamos esperando a nova remessa.

Lunara e Rafael